Connect with us

Gestão

7 benefícios de ter um síndico profissional

Publicado

em

7 benefícios de ter um síndico profissional

Assumir um cargo de síndico exige responsabilidade. Atualmente muitos evitam esse papel, seja pela correria da vida pessoal/profissional ou para evitar conflitos com outros moradores. Desta falta de opção de candidatos, surgiu o síndico profissional.

O síndico profissional geralmente é mais capacitado quando o assunto é contabilidade, direito e gestão, além de saber administrar com mais desenvoltura alguns atritos entre condôminos. Está pensando em fazer essa contratação em seu condomínio? Te trazemos aqui algumas vantagens:

 

1- Qualificação de síndico profissional

Especializado e qualificado para o cargo de síndico, esse profissional sabe como administrar condomínios desde a gestão financeira, administrativa e de pessoas.

  • Seus conhecimentos irão suprir:
  • Redução de custos
  • Controle de caixa
  • Negociação de orçamentos
  • Legislações tributárias e trabalhistas
  • Recursos humanos

2- Capacitação da equipe

O síndico também é responsável pela contratação de outros profissionais do condomínio (porteiros, auxiliares da limpeza, jardineiros e até terceirizados, como engenheiros).

O síndico profissional tem um olhar mais rígido ao fazer esses recrutamentos, organizando um processo de seleção que vise o profissional mais apto e o melhor custo benefício na contratação, levando ao condomínio uma equipe mais capacitada.

3- Dedicação total ao cargo de síndico profissional

A disponibilidade em tempo integral é um dos fatores de grande vantagem do síndico profissional. Diferente do síndico morador, que divide seu tempo entre seu emprego e as demandas do condomínio, para o profissional esse é seu emprego, sua profissão.

Sendo assim, ele estará sempre se dedicando exclusivamente às exigências do patrimônio, como conflitos, obras, planejamento, gestão financeira e muito mais.

4- Condomínio sempre em conformidade

Seja com a legislação, convenção ou assembleia, a atuação do síndico profissional faz com que o condomínio esteja sempre em conformidade, resultados de sua qualificação e dedicação total ao cargo, que previnem surpresas aborrecedoras.

5- Gerenciamento de conflitos

A gestão de pessoas está na qualificação e estudo do síndico profissional, o que o torna um expert na mediação de desentendimento entre moradores.

6- Imparcialidade nos conflitos

E já que tocamos no assunto conflitos, por não ser um morador do prédio, o síndico profissional consegue se distanciar de relações afetivas pessoais ao resolvê-los.

Esse profissional deixará evidenciar a imparcialidade, racionalidade e o senso crítico em situações de divergência entre condôminos.

7- Disponibilidade

O síndico morador raramente tem paz ao circular pelo condomínio. Seja no elevador, na copa, aproveitando seu momento no espaço de lazer, ele sempre se depara com pedidos e reclamações. Para o síndico profissional, essas paradas não são um incômodo, pois a disponibilidade dele é completamente para o condomínio.

Considerações finais sobre o síndico profissional

Ficou interessado em fazer essa contratação? Tenha em mente que essa profissão ainda não é regulamentada, portanto, fique atento a profissionais que se intitulam síndicos, mas não tem as especializações necessárias. Procure saber em quais condomínios ele atua ou já atuou.

Ao fechar essa contração, siga a mesma linha de recrutamento de um síndico morador e leve a escolha para votação em assembleia de condóminos.

Os valores a serem pagos variam de acordo com o tamanho do condomínio, número de apartamentos, de áreas comuns ou lazer, de funcionários e unidades que ele irá atuar, da taxa condominial e o volume de visitas por semana ao patrimônio. Seu pagamento geralmente é feito por Notas Fiscais e esse profissional costuma ser Microempreendedor Individual (MEI).

 

Da Redação – por Elizabet Letielas

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
1 Comment

1 Comentário

  1. Pingback: Síndico é acusado de golpe milionário em condomínio; especialistas comentam - ENTREVISTA - Síndiconline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados