7 benefícios de ter um síndico profissional
Assumir um cargo de síndico exige responsabilidade. Atualmente muitos evitam esse papel, seja pela correria da vida pessoal/profissional ou para evitar conflitos com outros moradores. Desta falta de opção de candidatos, surgiu o síndico profissional.
O síndico profissional geralmente é mais capacitado quando o assunto é contabilidade, direito e gestão, além de saber administrar com mais desenvoltura alguns atritos entre condôminos. Está pensando em fazer essa contratação em seu condomínio? Te trazemos aqui algumas vantagens:
1- Qualificação de síndico profissional
Especializado e qualificado para o cargo de síndico, esse profissional sabe como administrar condomínios desde a gestão financeira, administrativa e de pessoas.
- Seus conhecimentos irão suprir:
- Redução de custos
- Controle de caixa
- Negociação de orçamentos
- Legislações tributárias e trabalhistas
- Recursos humanos
2- Capacitação da equipe
O síndico também é responsável pela contratação de outros profissionais do condomínio (porteiros, auxiliares da limpeza, jardineiros e até terceirizados, como engenheiros).
O síndico profissional tem um olhar mais rígido ao fazer esses recrutamentos, organizando um processo de seleção que vise o profissional mais apto e o melhor custo benefício na contratação, levando ao condomínio uma equipe mais capacitada.
3- Dedicação total ao cargo de síndico profissional
A disponibilidade em tempo integral é um dos fatores de grande vantagem do síndico profissional. Diferente do síndico morador, que divide seu tempo entre seu emprego e as demandas do condomínio, para o profissional esse é seu emprego, sua profissão.
Sendo assim, ele estará sempre se dedicando exclusivamente às exigências do patrimônio, como conflitos, obras, planejamento, gestão financeira e muito mais.
4- Condomínio sempre em conformidade
Seja com a legislação, convenção ou assembleia, a atuação do síndico profissional faz com que o condomínio esteja sempre em conformidade, resultados de sua qualificação e dedicação total ao cargo, que previnem surpresas aborrecedoras.
5- Gerenciamento de conflitos
A gestão de pessoas está na qualificação e estudo do síndico profissional, o que o torna um expert na mediação de desentendimento entre moradores.
6- Imparcialidade nos conflitos
E já que tocamos no assunto conflitos, por não ser um morador do prédio, o síndico profissional consegue se distanciar de relações afetivas pessoais ao resolvê-los.
Esse profissional deixará evidenciar a imparcialidade, racionalidade e o senso crítico em situações de divergência entre condôminos.
7- Disponibilidade
O síndico morador raramente tem paz ao circular pelo condomínio. Seja no elevador, na copa, aproveitando seu momento no espaço de lazer, ele sempre se depara com pedidos e reclamações. Para o síndico profissional, essas paradas não são um incômodo, pois a disponibilidade dele é completamente para o condomínio.
Considerações finais sobre o síndico profissional
Ficou interessado em fazer essa contratação? Tenha em mente que essa profissão ainda não é regulamentada, portanto, fique atento a profissionais que se intitulam síndicos, mas não tem as especializações necessárias. Procure saber em quais condomínios ele atua ou já atuou.
Ao fechar essa contração, siga a mesma linha de recrutamento de um síndico morador e leve a escolha para votação em assembleia de condóminos.
Os valores a serem pagos variam de acordo com o tamanho do condomínio, número de apartamentos, de áreas comuns ou lazer, de funcionários e unidades que ele irá atuar, da taxa condominial e o volume de visitas por semana ao patrimônio. Seu pagamento geralmente é feito por Notas Fiscais e esse profissional costuma ser Microempreendedor Individual (MEI).
Da Redação – por Elizabet Letielas
Pingback: Síndico é acusado de golpe milionário em condomínio; especialistas comentam - ENTREVISTA - Síndiconline