Profissional explica qual a importância da Administradora de Condomínios [ENTREVISTA]

Rosemeire Bettoni fala sobre o papel da Administradora de Condomínios e sua parceria com o síndico

É comum as pessoas não entenderem a função e importância da Administradora de Condomínios e se perguntarem qual a real função desta empresa na gestão condominial. Para solucionar essa e outras dúvidas, conversamos com Rosemeire Bettoni, Diretora da RB Odemir Administradora de Condomínios atuante no mercado há mais de 40 anos.

Rosemeire Bettoni é Diretora da RB Odemir Administração de Condomínios @rbodemir

“A gestão dos condomínios tem grande impacto de acordo com a administradora contratada. Isso pode ter reflexos em grandes pontos como inadimplência, e até em relação a questões sociais, em caso de melhorias na convivência dentro do condomínio.” Confira na íntegra a entrevista:

• Qual o papel de uma administradora de condomínios?

O principal objetivo de uma administradora de condomínios é auxiliar os síndicos na gestão condominial. Os trabalhos de síndico e administradora são complementares, sendo que uma administradora dá suporte à gestão do síndico. Esse suporte se estende por áreas técnicas, legais, tributárias e administrativas, entre outras.

• Para o síndico, quais os benefícios de uma administradora? E como deve ser a relação entre eles?

Uma boa relação entre síndico e administradora é essencial para o bom funcionamento do condomínio. O síndico é beneficiado com o suporte pois pode tirar todas as suas dúvidas e tomar atitudes mediante informações, além de acompanhar o andamento do condomínio em detalhes, seja na em relação aos funcionários, comunicação com moradores, financeiro, até em todos os pequenos detalhes que existem numa gestão condominial.

• Quais critérios levar em consideração ao contratar uma administradora de condomínios?

Para a contratação de uma administradora é importante levar em conta sua reputação, experiência, ética e posicionamento diante do mercado condominial. Para a administradora, honestidade, transparência e a satisfação dos condôminos devem ser essenciais.

• Como passar confiabilidade para os condôminos em relação à administradora?

Agir de forma transparente e se comunicar de forma simples com o condomínio é um passo importante para ter a confiança de síndicos e moradores. A administradora precisa estar sempre pronta para toda e qualquer situação, se mostrar flexível e possuir canais de comunicação para que possa ser facilmente acionada por todos. Apresentar detalhes e relatórios do trabalho prestado também é essencial para isso.

• Quais resultados a contratação de uma nova administradora de condomínios pode apresentar a curto e longo prazo para o empreendimento e para os moradores?

A gestão dos condomínios tem grande impacto de acordo com a administradora contratada. Isso pode ter reflexos em grandes pontos como inadimplência, e até em relação a questões sociais, em caso de melhorias na convivência dentro do condomínio. As áreas financeiras, fiscal, de gestão de funcionários e jurídicas também refletem uma boa administração e gestão.

• O que é necessário para uma gestão de qualidade?

Dedicação, transparência e disposição. Sem essas características é impossível oferecer uma gestão de qualidade.