A importância da capacitação para novos e antigos síndicos

A importância da capacitação para novos e antigos síndicos.

Em qualquer área, um bom profissional é aquele que apresenta bons resultados, efetivas decisões e ações em sua função. Então, como ser um bom profissional? A resposta é: capacitando-se para aquela função. No mercado condominial isso não é diferente.

Para quem está começando, gerenciar um condomínio pode parecer tarefa fácil, mas as demandas desta profissão requerem conhecimentos em diferentes áreas e quanto mais capacitado for, mais sucesso síndico terá em sua carreira. Foi-se o tempo em que o síndico do prédio era apenas um morador aposentado que aceitou o cargo para ocupar seu tempo ou ainda para deixar de pagar o condomínio. Hoje, o mercado condominial exige que essa categoria, ainda que não reconhecida legalmente como uma profissão, seja formada por pessoas capacitadas para exercer tal função. Isso não serve apenas para quem está ingressando no mercado, mas também para aqueles que ocupam um mesmo cargo por anos dentro de um condomínio e que não buscou nenhum tipo de especialização nos últimos tempos.

Então, por onde começar?

Primeiro você deve saber que existe uma grande oferta de cursos, palestras, workshops, livros e congressos no mercado, tanto na modalidade presencial quanto online. Então, estar afastado dos grandes centros urbanos não é algo que te impeça de iniciar uma nova capacitação. Invista em você!

Tendo o conhecimento de todas essas ofertas, o próximo passo é escolher qual dessas será mais interessante para você neste momento. Então, a primeira pergunta que você deve se fazer é: já estou no mercado ou estou ingressando nele? Se você já exerce a função de síndico, talvez seja mais interessante aqueles cursos que ofertam reciclagens, novas tendências de mercado ou que falem sobre alguma nova lei, por exemplo. Caso você seja alguém que está para entrar no ramo, busque por formações que lhe ofereçam as bases, aquelas que falam sobre o que é a profissão, o que faz um síndico, introdução às leis que lidam direto com esse mercado, rotinas administrativas, etc. Se possível, faça um curso mais completo, com mais áreas de conhecimento.

Como dito acima, essa é uma profissão que requer diferentes conhecimentos, então saia da caixinha do convencional e destaque-se. O próximo passo, tanto para quem está começando como para quem já é do ramo, é buscar por cursos que não estejam diretamente ligados ao cargo de síndico, mas que vão te trazer novas e importantes ferramentas como: cursos de comunicação, segurança, tecnologia, gestão de pessoas, entre outros. Desenvolver seu lado mais criativo também pode ser uma boa ferramenta para lidar com questões do cotidiano de um condomínio, como um cursos de teatro, por exemplo.

Se você já é um síndico, recorde momentos de seu cotidiano ao longo de sua história e reflita sobre quais ferramentas lhe faltaram para atender alguns destes acontecimentos. Pergunte-se qual o conhecimento que está te faltando e corra atrás. Já você que está ingressando no mercado condominial, entre em contato com profissionais da área, busque por essas vivências, peça conselhos. Lembre-se que um bom profissional destaca-se pelos resultados que apresenta e para isso ele deve ser alguém capacitado para a função.