Connect with us

Convivência

A segurança de crianças no uso de áreas comuns

Publicado

em

Como garantir a segurança de crianças e adolescentes durante o uso de áreas comuns.

Crianças são imprevisíveis e a depender da idade, a capacidade delas de compreender o perigo de certas brincadeiras é diminuída, o que pode colocar sua segurança em risco. Então, como garantir brincadeiras seguras e bons hábitos de convivência por parte das crianças e de seus responsáveis?

Pular corda, ir ao balanço, andar de bicicleta, jogar futebol…Todo adulto já fez alguma dessas atividades na vida. Os anos passaram, algumas dessas práticas ficaram mais tecnológicas mas, uma coisa não muda: toda criança gosta de brincar!

Existem relatos de condomínios que chegam a proibir o uso de áreas comuns e alguns tipos de brincadeiras mas, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) criado em 1990, estabelece o direito aos meninos e meninas de “brincar, praticar esportes e divertir-se”. A lei é clara, resta então aos adultos responsáveis garantir esse direito. Daremos algumas dicas de como garantir a segurança durante brincadeiras e no uso de áreas comuns por parte de crianças e adolescentes.

 

1 – Leis e determinações vigentes.

Deve-se recorrer ao ECA quando a gestão condominial vai de contra ao que diz o Estatuto. Não pode proibir o ato de brincar e fazer ruídos independente do horário e local dentro do condomínio mas, esperasse que os pais tenham bom senso para uma boa convivência entre vizinhos.

Oriente o quadro de funcionários para que não haja abuso de poder sobre a criança e/ou adolescente. É proibido submetê-los a humilhação, o medo, a violência física ou estresse.

 

2 – Regimento interno.

Como visto acima, toda criança e adolescente têm direito ao brincar mas, é valido que para uma boa convivência entre moradores seja estabelecido em comum acordo algumas regras, afinal, para a criança o brincar não tem limites. Sempre que surgir uma nova situação, leve a mesma para a pauta da próxima reunião de condomínio, ouça o que os moradores têm para dizer sobre o fato, inclusive aqueles que não tem crianças em sua unidade. Apele sempre para o bom senso.

 

3 – Onde está o responsável?

Se no seu condomínio você vê com frequência crianças circulando por áreas comuns sozinhas, algo está errado! É recomendável que crianças estejam acompanhadas por um responsável no uso de áreas comuns e restringir o acesso delas a espaços considerados de risco, como escadas por exemplo. Crianças menores de 10 anos não podem usar o elevador desacompanhada e menores de 5 anos devem estar obrigatoriamente acompanhadas no uso do playground. Quanto ao uso da piscina, independe da idade, o responsável deve estar presente!

Com a escolha das palavras certas, deixe claro para os moradores que os funcionários do condomínio não têm obrigação nenhuma de cuidar das crianças e que por tanto, não podem ser responsabilizados por incidentes, quaisquer que sejam.

 

4 – Comunicação.

Estabeleça um canal de comunicação com as unidades onde moram crianças. Toda e qualquer ocorrência deve ser comunicada aos pais imediatamente para evitar conflitos com outros moradores e principalmente acidentes. Uma sugestão é distribuir uma cartilha com instruções para o uso seguro dessas áreas e reforçar tudo aquilo que está combinado e registrado no regimento interno.

 

5 – Segurança.

Playground, brinquedoteca, piscina infantil são atrativos para qualquer condomínio e certamente o uso dessas será concorrido então, crie uma rotina de manutenção das mesmas. Mantenha a limpeza e organização, deixe fixado de forma visível para os moradores a importância de zelar pelo espaço. Faça a manutenção dos brinquedos do playground com frequência, essa possivelmente é a área favorita dos pequenos e equipamentos mal conservados podem oferecer riscos.

Estimule em seu condomínio a prática do brincar com segurança, pense junto aos pais, maneiras didáticas de conscientizar os pequenos para o uso responsável das áreas comuns e lembre-se que criança se educa pelos bons exemplos.

 

Autor

Rafael Alves

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados