Antecipação dos feriados: qual a importância na vida cotidiana

Antecipação dos feriados: qual a importância na vida cotidiana

Um ano depois da OMS declarar que o mundo vive uma pandemia provocada pelo novo coronavírus, a situação no Brasil tem se agravado. Vivenciamos um rápido aumento no número de infectados e no número de mortes em decorrência da COVID-19. Numa tentativa de frear estes números, municípios por todo o país têm tomado algumas decisões de caráter emergencial como a antecipação de feriados municipais. Mas, o que isso influência na rotina dos condomínios?

Desde o começo da pandemia, a ciência e toda a classe médica vem defendendo o isolamento social como a forma mais eficiente de se combater a disseminação do novo coronavírus, pelo menos até que toda a população esteja vacinada. Ainda com o fechamento do comércio, proibição de aulas presenciais, home office, dentre outras medidas, o Brasil vem quebrando recordes diários no número de novos contaminados e de mortos. Para ajudar na diminuição da circulação de pessoas e consequentemente diminuir a curva de contágio, alguns municípios pelo país, como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, anteciparam alguns de seus feriados deste e do próximo ano.

A rotina do seu condomínio provavelmente sofreu alterações com a pandemia. Muitos tiveram que se adequar às novas regras de convivência e de higiene, não apenas em suas unidades, mas principalmente nas áreas comuns. Enquanto síndico, você deve ficar atento para algumas possibilidades:

Uso de áreas comuns: alguns condomínios já estão adotando medidas para diminuir o risco de contágio entre moradores nestes espaços. Com essas antecipações de feriados, tais medidas devem ser reforçadas, pois provavelmente o número de pessoas que ficarão em casa deve aumentar no período e muitos ainda não se conscientizaram da crise que vivemos e terão estas datas como “férias” antecipadas. Diminuir a capacidade do uso de áreas como piscina e playground neste período, por exemplo, podem surtir bons efeitos.

Obras em casa: em São Paulo, a antecipação de feridos rendeu uma semana inteira em casa para sua população. Grandes períodos assim podem despertar em moradores a vontade de finalmente fazer aquela reforma do banheiro, mudar a cor da parede da sala ou pendurar novos quadros na parede por exemplo. Reforce através de comunicados que este deve ser um período para nos cuidarmos e que talvez o trânsito de pedreiros pelo prédio ou o barulho de uma furadeira por exemplo podem, além de incomodar os outros vizinhos, aumentar os ricos de contágio pela circulação de novas pessoas pelo condomínio.

Assembleias/reuniões: é um bom momento para tirar da frente aquelas decisões que ficaram para outro dia na última assembleia? Sim. Podemos aglomerar? Não! Caso os moradores concordem com uma assembleia nesse período, faça de forma virtual e dentro de um horário acessível para todos.

Entregas: mais pessoas em casa = maior fluxo em sua portaria. Alimentos, vestuário, mobiliário, de tudo um pouco deve passar por sua portaria e, nesses “feriadões”, essa demanda deve aumentar. Vale o que já vem sendo praticado desde o começo da pandemia: tenha todos os cuidados com a segurança, a higienização durante essa rotina e, caso haja um aumento de objetos na portaria aguardando a retirada de moradores, estabeleça regras e certifique-se de que seus colaboradores estão se cuidando, higienizando as mãos a cada novo contato com esses produtos.
Ainda não sabemos quando tudo voltará ao normal, quando a pandemia terá um fim, mas até lá cabe a cada um fazer sua parte. Então, caso seu município adote a antecipação de feriados numa tentativa de diminuir as taxas de contágio, conscientize as unidades de seu condomínio de que essa luta é de todos nós.

Da Redação – por Rafael Alves