Como anda a saúde financeira do seu condomínio?

Educação financeira pela saúde das financias do condomínio.

Administrar um condomínio requer habilidades nas mais diferentes áreas, talvez, a mais importante delas seja a financeira, então, como anda a saúde financeira do seu condomínio?

Existem diferentes formatos de condomínios e de diferentes finalidades, daqueles feitos para moradia até os de fins comerciais há um ponto em comum à todos eles: contas conjuntas. E de onde vem o dinheiro para o pagamento dessas contas? Da arrecadação de fundos, esse, quando mal administrado, pode abalar a saúde financeira do todo.

Como uma empresa, o condomínio gera diferentes tipos de despesas: contas fixas (água, luz, impostos, etc.), quadro de funcionários, despesas de manutenção (paisagismo, pintura de faixada, etc.), despesas eventuais (canos furados, queda de portão, etc.) e saber administrar todas essas contas e ainda garantir um fundo de caixa, exige do gestor bons conhecimentos e investimento em sua educação financeira.

Investir em educação financeira é uma escolha consciente da importância de se manter bem informado quanto ao momento econômico do condomínio e assim elaborar as melhores práticas para se administrar os recursos financeiros disponíveis. Algumas pessoas adquiriram essa habilidade na prática e com o tempo mas, o mercado condominial muda constantemente, há sempre novas demandas e grande parte delas acompanhadas de custos.

O papel da Educação financeira é:

• Ter conhecimento de tudo relacionado ao dinheiro e como ele funciona.
  • Corte de gastos e aumento de receita.
  • Promoção de uma relação saudável com o dinheiro.
  • Uso consciente dos recursos financeiros.
  • Planejar, executar e mesurar estratégias para o bom uso do dinheiro.

Infelizmente não somos educados na escola para o uso consciente do dinheiro e nem dentro da grande maioria das casas no pelo país. Hoje no mercado condominial, existem muitos profissionais oferecendo reciclagens para os gestores de longa data e também cursos e especializações para quem está começando. A internet também nos oferece esse conhecimento de na grande maioria das vezes de forma gratuita com vídeos no YouTube, podcasts e artigos como esse que você está lendo.

O papel da Educação financeira no condomínio é:

• Controle de caixa.
  • Melhorar as práticas financeiras para se evitar desperdícios e aumentar a arrecadação.
  • Emissão de relatórios que possibilitem um claro canário do momento financeiro do condomínio.
  • Melhores contratações de serviços para a manutenção das rotinas e/ou inserção de novas práticas.

É de extrema importância ter esse conhecimento, afinal, estamos lidando com o dinheiro de outras pessoas e o mau uso do mesmo pode acarretar em punições em instancias civil e criminal. Então, veja agora algumas dicas de Educação Financeira:

1 – Como andam as suas contas?

Você sabe qual a real situação financeira do seu condomínio? Busque se aprofundar nesses dados através de relatórios e trace um histórico de como chegou nessa situação, quais a medidas tomadas que levaram a esses números.

2 – Metas.

Independente do atual momento financeiro de seu condomínio, busque sempre melhorar esses números. Caso a situação esteja muito ruim, trace metas para uma estabilização das contas. Caso esteja tudo sob controle, tenha melhorias estruturais por exemplo como metas para serem atingidas.

3 – Poupar x investir.

Metas atingidas, busque por maneiras de como aumentar o fundo de caixa, revisando contratos de terceiros e fazendo novas cotações, por exemplo. Se a situação ficou feia, provavelmente investimentos equivocados foram feitos durante o percurso então, quando sobrar valores, pesquise a melhor maneira de se investir esse recurso, consulte os moradores por exemplo, pergunte o que eles gostariam de melhorar no condomínio, isso é sempre um bom investimento.

Estude, invista em você e em sua Educação Financeira, você e seu condomínio só irá ganhar com essa prática!

Rafael Alves