Connect with us

Convivência

Condômino: o que é e como ser um exemplar

Publicado

em

Saiba o que caracteriza um condômino e o que faz dele um morador exemplar

Você sabe dizer se um condômino diz respeito ao proprietário do imóvel ou ao inquilino? Neste artigo tiramos essa dúvida e explicamos como ser um bom condômino.

 

O que é um condômino?

O condômino se trata do proprietário de uma unidade do condomínio e não de um inquilino. Ou seja, ele é o dono do imóvel, mesmo que não more nele.

Também se encaixam como condôminos o promitente comprador (aquele que tem promessa de compra e venda assinada) e o cessionário de direitos (o que ainda não tem a escritura, mas segue com promessa de compra e venda assinada e tem os direitos de condômino cedidos por quem possui a unidade).

Então, em resumo, condôminos são os donos das unidades e os promitentes compradores, equiparados aos proprietários pelo Código Civil.

 

Como ser um bom condômino?

Viver em um espaço com harmonia e tranquilidade não depende só do síndico, também está nas mãos dos moradores. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como ser um bom condômino:

 

1) Atente-se a barulhos

No atual período de pandemia em que vivemos, muitas pessoas estão trabalhando em seus apartamentos e precisam do silêncio. Use o bom senso para não incomodar os vizinhos com ruídos ou volumes altos.

Existem também algumas regras básicas em relação ao barulho, como evitá-lo após às 22h (ou o horário que seu prédio estipulou).

 

2) Ajude na segurança

Por mais que o local conte com boas equipes de segurança, você também deve fazer sua parte como condômino. Para esse ponto, evite a entrada e circulação de pessoas que você não conhece.

 

3) Animais de estimação

Para que seu pet não se torne um problema no condomínio, limpe as sujeiras que ele faz durante passeios nas áreas comuns, utilize as entradas de serviço para levar ele para a rua e não deixe o animal sozinho no condomínio por muitas horas.

Além disso, é importante ter em mente que se o pet estiver incomodando os vizinhos, o dono está sujeito a notificações e penalizações com multas.

 

4) Avise sobre obras

Reformas dentro de sua unidade precisam ser sempre informadas ao síndico, de acordo com a norma ABNT de número 16.280. Isso porque todas as alterações de uma edificação devem ser oficialmente comunicadas e aprovadas por ele.

Com as obras aprovadas pelo síndico, o próximo passo é respeitar os horários estabelecidos em seu condomínio para realizá-las e comunicar aos vizinhos que irá dar início.

 

5) Participe de assembleias

São nas assembleias que as pautas e outros assuntos de interesses de todos os condôminos são levantados, votados e discutidos. Esse é seu momento de opinar e participar ativamente de soluções e novidades no local. Se você não comparecer, depois não tem chances de discutir alguns pontos do patrimônio.

 

6) Tratamento de funcionários

No condomínio você convive com zeladores, profissionais da limpeza, seguranças, porteiros e outros diversos funcionários que você deve sempre tratar com respeito.

O principal ponto em relação a eles, é não os tratar como seus empregados e também não pedir para que eles realizem serviços pessoais a você. Caso tenha reclamações para fazer sobre algum deles, recorra sempre ao síndico.

 

8) Respeito no estacionamento

A garagem causa diversos conflitos entre moradores que podem ser evitados se você seguir algumas regras básicas de convivência, como não estacionar na vaga de outra pessoa sem autorização, deixar seu carro no seu limite de espaço, não usar a vaga como um depósito de utensílios, se responsabilizar por riscos ou batidas em algum carro e dar sempre preferência ao carro que está chegando ao cruzar com outro motorista.

Siga essas dicas básicas de boa convivência para conseguir um ambiente harmônico!

 

Da Redação – por Elizabet Letielas

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
1 Comment

1 Comentário

  1. Pingback: Engenheiro especialista comenta desabamento de piscina no ES [Entrevista] – Síndiconline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados