Cuidados e orientações com os funcionários durante a pandemia

Photo:

Cuidados e orientações com os funcionários durante a pandemia

Os condomínios passaram por mudanças drásticas por conta do Covid-19. Tais mudanças afetaram principalmente os funcionários durante a pandemia, ainda mais os que não pararam suas atividades, como zeladores, porteiros e profissionais da limpeza.

Estes seguem trabalhando diariamente para manter o zelo e limpeza dos patrimônios, sendo assim, garantir a segurança deles é essencial. Pensando nisso, separamos algumas dicas e orientações para reforçar esse cuidado.

Orientações para funcionários durante a pandemia

1) No transporte, indo para o condomínio, utilize álcool nas mãos antes de entrar e ao sair. Dentro dele, mantenha distância de outras pessoas, sempre use seu braço para cobrir a boca e nariz em casos de tosse ou espirros e não leve sua mão ao rosto em hipótese alguma.

2) Chegando no trabalho ou em casa, troque de sapatos e roupas, não entre com os que foram usados na rua. Lave bem as mãos com água e sabão. Faça uma higienização completa antes de começar sua jornada de trabalho.

3) Tenha cuidados especiais e sempre que puder higienize seus pertences de uso pessoal, como chaves, celular, fones de ouvido, bolsas e documentos.

4) Na copa ou cozinha, use seus próprios talheres, pratos e copos.

5) No banheiro dos funcionários, higienize os vasos com água sanitária, pois pessoas doentes podem contaminar as outras pelas fezes.

6) Interfones, telefones, maçanetas, portas, superfícies e outros itens de uso compartilhado devem ser higienizados pelo menos OITO VEZES AO DIA com álcool líquido e papel toalha.

7) Auxiliares de serviços gerais devem sempre usar EPIs fornecidos pela empresa.

Cuidados especiais com porteiros e zeladores

1) Atender condôminos e visitantes somente pelo interfone. Caso não tenha esse recurso, faça contato com a janela fechada ou uma pequena fresta aberta. Jamais faça contato com as janelas totalmente abertas ou pela porta da guarita.

2) Não encoste em documentos que lhe forem apresentados. Peça para que o prestador de serviço ou visitante encoste o RG ou CNH no vidro da guarita e anote os dados com esse método.

3) Em relação às entregas, solicite que o objeto ou documento seja deixado na porta da guarita e que se faça um recuo de 2 metros de distância. Retire o material com segurança e, se houver necessidade de conversa, siga as dicas do primeiro ponto.

Cuidados especiais com profissionais da limpeza

1) A proteção com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é necessária para profissionais da limpeza, de acordo com a Associação Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

2) Os EPIs essenciais para manter a segurança destes funcionários durante a pandemia são: botas antiderrapantes, máscaras, aventais, óculos protetores, capote/aventais impermeáveis e máscaras.

3) A retirada de EPIs como óculos e máscaras devem ser sempre feitas pelo elástico. As luvas descartáveis e aventais devem ser jogados fora a cada uso em uma lixeira de resíduos infectantes. Após a retirada de cada equipamento, deve-se fazer a higienização das mãos.

4) Para ajudar os funcionários durante a pandemia, os deixando menos expostos ao vírus, o prédio deve conscientizar os moradores a fazer o descarte de máscaras sempre no lixo e não em áreas de circulação ou que os profissionais da limpeza façam a higiene.

Orientações sobre o uso de áreas

Áreas como academia, piscina, quadra de esportes, salão de festas, saunas, churrasqueiras e espaços para as crianças, como playgrounds e salão de jogos, podem ser fechados ou ter regras que reduzam o funcionamento, como diminuição de horários e quantidade de pessoas que podem entrar por vez.

A portaria, um grande foco de contágio, deve ter uma abertura remota, seja de uma empresa terceirizada ou liberando essa função para o porteiro acionar. Identificações biométricas devem ser evitadas nesse período, por conta dos toques de várias pessoas.

Da Redação – por Elizabet Letielas