Connect with us

Gestão

Dia do síndico: “Qualquer pessoa pode ser síndico, mas o síndico não pode ser uma pessoa qualquer”. [Entrevista]

Publicado

em

Especialista carioca fala sobre essa profissão tão desafiadora

No dia 30 de novembro, comemoramos o Dia do Síndico, uma profissão que além de exigir conhecimentos técnicos, requer paciência, honestidade e imparcialidade. Nessa data tão especial, nós conversamos com Marcia Montalvão, que atua desde 2010 como Síndica Profissional.

“Nossa profissão envolve gostar de gente, do ser humano, aperfeiçoar suas habilidades e competências e se qualificar tecnicamente. Um Síndico, independente de ser morador ou profissional, possui a mesma responsabilidade, grande, cível, criminal e etc.”

Confira na íntegra a entrevista:

  • Marcia, nesse dia do síndico, como você descreveria a importância desse profissional em um condomínio?

Essencial, pois temos como responsabilidade administrar o condomínio, organizando, planejando, dirigindo e controlando as ações necessárias para gerar valorização patrimonial, conforto e segurança aos condôminos.

 

  • Quais os maiores desafios que você já enfrentou até hoje como síndica em sua jornada?

A falta de conscientização da sociedade sobre a qualificação necessária para o exercício da sindicatura.

 

  • Como mulher, você já se deparou com desafios no trabalho de síndica que talvez homens síndicos não se deparam?

Sim, porque infelizmente o machismo continua presente, seja em funcionários que ficam constrangidos em receber instrução de uma mulher, em conselheiros que acham que mulheres não possuem capacidade técnica em algumas áreas e até mesmo colegas Síndicos que acham que culturalmente os condomínios preferem homens à mulheres.

 

  • Para você, quais características tornam um síndico um bom gestor?

O conhecimento técnico aliado a uma boa experiência – Hard skills

Habilidade e competência na comunicação e relacionamento com o outro – Soft skills.

 

  • Síndicos e condôminos devem manter uma boa relação. Na prática, como você faz para isso acontecer?

Numa gestão estruturada em GRC (Governança, Riscos e Compliance), mantenho uma comunicação estratégica com base em equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade condominial.

 

  • Síndicos são mediadores de conflitos em condomínios. Em situações de conflitos mais críticos, o que você recomenda?

Quando o Síndico estiver diretamente envolvido no conflito ou não for aceito como mediador pelas partes envolvidas, o ideal é utilizar alguém do Conselho/Comissão. Ou então, contratar um mediador externo, com embasamento legal para este fim.

 

  • Desde que você começou a exercer sua função de síndica, o que você viu mudar até os dias de hoje?

Nestes 11 anos de atuação, verifico um crescimento em condomínios maiores e mais complexos, síndicos externos/profissionais, cursos livres de especialização e pós-graduação. Por outro lado, vejo também o crescimento do oportunismo de pessoas desqualificadas e a falta de ética de alguns profissionais e empresas prestadoras de serviço.

 

  • Por fim, neste dia do síndico, quais conselhos você daria para alguém que pretende seguir essa profissão?

Primeiramente, nossa profissão envolve gostar de gente, do ser humano. Então é preciso aperfeiçoar suas habilidades e competências e se qualificar tecnicamente.

 

Um síndico, independente de ser morador ou profissional, possui a mesma responsabilidade, grande, cível, criminal etc. Logo, ele deve entender das áreas administrativa (comunicação, pessoas, contratos, processos/procedimentos), financeira (financeiro, contábil e tributária), operacional (execução e controle) e jurídica (leis federais, estaduais, municipais, trabalhistas, convenção, regulamento interno, leis, normas técnicas), além da inteligência emocional nas relações interpessoais.

Afinal, pela lei, qualquer pessoa pode ser eleita síndico, mas o síndico não pode ser uma pessoa qualquer!

 

 

Marcia Montalvão é Administradora com especialização em Gestão e Administração de condomínios. Ela tem certificação internacional ARM (Irem), pós-graduando em Direito e Gestão Condominial e atual há onze anos como Síndica Profissional, oferecendo também: Gestão Condominial, Consultoria, Mentoria e Treinamento para os funcionários de condomínios, no Rio de Janeiro.

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados