Convivência

Gestão de conflitos em condomínios

Gestão de conflitos em condomínios

Barulho, uso de áreas comuns, pets, visitantes, reformas, crianças, ufa! Quantos gatilhos para possíveis conflitos entre moradores dentro de um condomínio mas, calma! Aqui vão algumas dicas de: Como gerenciar conflitos no seu condomínio.

Dentre as funções de um síndico esperasse uma grande demanda de trabalho burocrático como: documentos, contas, gestão de colaboradores, obras, entre outras. Mas é do síndico também a responsabilidade por gerir aqueles acontecimentos do cotidiano de todo condomínio: os conflitos entre moradores. Aqui vamos listar algumas dicas de como melhor gerir esse tipo de situação, mas já adiantamos a principal delas: o diálogo é sempre o melhor caminho! Agora vamos às outras:

1 – Tenha jogo de cintura!

Não vamos dizer que é fácil gerir conflitos dentro do condomínio afinal, estamos lidando com pessoas de diferentes perfis e principalmente de diferentes interesses! Em sociedade já é muito comum que as pessoas olhem apenas para os próprios interesses e se lá fora é assim, imagina no ambiente residencial. Por isso, o síndico e sua equipe – lembrando que nem sempre o ocorrido é recebido “de cara” pelo síndico, uma situação pode ser presenciada por um porteiro, por exemplo – devem ter muito jogo de cintura.

Estimule por parte dos moradores o uso de algum canal de reclamação como caderno ou fichas anônimas. Sempre dê retorno para todas elas logo que possível. Tenha um forte canal de comunicação com todos os moradores, informando sobre reformas, novas regras de convivência, uso de áreas comuns, etc. Se mostre uma pessoa de confiança e principalmente efetiva em tais demandas.

2 – Justifique suas atitudes.

Tenha transparência para com seus condôminos. É muito importante que cada escolha, seja de como utilizar verbas, novas regras de convivência e investimentos no condomínio, devem ser comunicadas para os moradores e sempre certifique-se de que todos estão por dentro de tudo que está acontecendo, isso pode evitar dores de cabeça e você ganhará mais credibilidade e a confiança deles.

3 – Neutralidade.

Ok, você sempre terá uma opinião formada diante aos acontecimentos mas, seja imparcial. Lembre-se de que você é um gestor e que por tanto, não pode mostrar preferência por um ou outro morador ou interesse. Implante um sistema democrático em seu condomínio, abra votação, peça conselhos para seus colaboradores e só aí então tome atitudes. E não se envolva em falatórios, as fofocas nossa de cada dia, isso nunca é bem visto!

4 – Cada um no seu quadrado!

Deixa claro onde começa e onde termina o espaço de cada um.

Pets: Parte da família, eles circulam pelos espaços comuns dentro do condomínio assim como seus moradores mas com demandas bem diferentes. Deixe claro quais as regras de convivência para eles, quais espaços eles podem utilizar, horários e higiene.

Carros: Caso não esteja em contrato qual vaga é de qual unidade, estabeleça um sistema claro e objetivo de como deve ser feito o uso da garagem.

Poluição sonora: O famoso barulho, possivelmente é uma das principais causas de conflitos. Use sempre do bom senso enquanto gestor, deixe claro quais são as regras e nunca feche os olhos para os acontecimentos, o sentimento de impunidade pode abrir margem para futuros e maiores problemas, regras foram feitas para serem cumpridas!

Essas são apenas algumas dicas de como lidar com conflitos dentro do condomínio. Vale o gestor estar sempre antenado para novas possibilidades de melhorias estruturais e de convivência. Como dito no começo dessa matéria: o diálogo é sempre a melhor escolha, seja um gestor acessível!

Da Redação – por Rafael Alves

1. Angela Donnelly

19 de maio de 2021 at 08:25

Spot on with this write-up, I seriously feel this web site needs a
    lot more attention.
    I’ll probably be back again to see more, thanks for the info!