Santos,16/09/2024

Entrevista com Maurício Ceotto

Recomendações técnicas e avanços tecnológicos necessários para instalação carregador de veiculo elétrico em um condomínio contemporâneo

Portal Sindiconline
Entrevista com Maurício Ceotto Maurício Ceotto

1) Quais são as Normas Brasileiras e/ou Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros para a instalação de carregadores de veículos elétricos em um condomínio?

Face ao grande volume de veículos elétricos que tem sido importado e por conseqüências a necessidade de instalação de carregadores nas edificações a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e o Corpo de Bombeiros dos estados estão elaborando Normas que devem ser divulgadas em breve, no entanto, devido ao grande risco de comprometimento de uma edificação em caso de sinistro e/ou incêndio, e ainda considerando que a própria ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas preconiza em que não havendo Normas Brasileiras deverão ser aplicadas as Normas Internacionais, a Ceotto Engenharia, em Parceria com a Eseel Engenharia e a VistoPred elaboraram um E-Book contendo diversas medidas mitigadoras que, enquanto não sejam divulgadas as Normas possam garantir um mínimo de segurança as edificações.

2) Quais são as principais recomendações técnicas para a instalação de carregadores de veículos elétricos em um condomínio?

São varias e foram classificadas em acordo com a seguinte ordem:

a) Legislação e Normas;
b) Providencias Legais;
c) Medidas de carregamento em áreas internas de unidades privada;
d) Medidas de Proteção a Estrutura de Concreto Armado;
e) Medidas de Prevenção das Instalações Elétricas;
f) Medidas de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico; Medidas de Detecção de Incêndio;
g) Medidas de Transporte e Armazenamento de Veículos e Baterias de Lítio.

3) Como a instalação de carregadores de veículos elétricos em um condomínio pode otimizar o consumo de energia e reduzir custos operacionais a longo prazo?

Considerando ser a energia elétrica como matriz energética de ótima eficiência para veículos, seu uso pode reduzir custos e otimizar o consumo.

4) Quais soluções de integração existem entre carregadores de veículos elétricos e sistemas de energia renovável, como painéis solares, para promover a sustentabilidade dentro do condomínio?

Ainda considerando o objetivo acima mencionado de reduzir custos e otimizar o consumo, a geração de energia solar em um condomínio gera menor custo e portanto maior sustentabilidade.

5) De que forma a adoção de carregadores inteligentes, com funcionalidades de gerenciamento remoto e ajuste de carga, pode impactar a eficiência energética do condomínio?

A eficiência energética de um condomínio é medida por sua matriz elétrica, assim, carregadores inteligentes vão gerar melhor aproveitamento das instalações existentes, no entanto, precisa se buscar sempre as regras de segurança preconizadas nas medidas mitigadoras acima mencionadas.

6) Qual o público-alvo principal da sua empresa? Tendo em mente que a maioria dos portadores de veículos elétricos habitam condomínios de luxo e de alto padrão.

Nosso público alvo são os síndicos e gestores de condomínio, cujo objetivo a correta orientação técnica e de segurança na instalação dos carregadores.