Quati machucado ‘pede ajuda’ para moradores de condomínio em Sorocaba
Animal apareceu em um condomínio, localizado na Avenida Paulo Varchavtchik, no bairro Aparecidinha; apesar dos pedidos ao Corpo de Bombeiros e prefeitura, o animal não foi resgatado.
Moradores de um condomínio localizado na Avenida Paulo Varchavtchik, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba (SP) receberam a visita de um filhote de quati nesta quarta-fiera (13). Segundo os moradores, o animal está com o focinho machucado e parece perdido. Apesar dos pedidos de ajuda, ele não foi socorrido pelos órgãos competentes.
De acordo com uma moradora, no grupo do condomínio, o síndico reforçou a situação. “Estamos com um animal silvestre com ferimentos no focinho e não temos como intervir sem ajuda de um profissional da área. Se por acaso algum associado tiver como nos ajudar ficaremos muito agradecido”.
O síndico e demais moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Zoológico Municipal, ONG’s e clínicas veterinárias particulares, mas não tiveram retorno.
O Corpo de Bombeiros afirmou que não recebeu ocorrência do caso, mas orientou os moradores a ligarem novamente no 193, para registro das informações e dar continuidade no resgate do animal.
A moradora afirmou que tentou novamente contato com os bombeiros, por volta das 14h20 desta quinta-feira (14). Segundo ela, a corporação orientou a ligar para a Zoonose de Sorocaba. O órgão, por sua vez, disse que não recebe e nem captura a espécie.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que recomenta que os moradores não interfiram e não tenham contato com o animal. “Com o crescimento das cidades e a maior proximidade das áreas urbanas com áreas de mata, é cada vez mais comum os encontros e, até mesmo, o convívio com animais silvestres
"Importante informar que o manejo da fauna silvestre é realizado pelo Governo do Estado. Caso haja situação de risco à integridade do munícipe, o morador deve acionar o Corpo de Bombeiros e, em caso de possível crime ambiental, a Polícia Ambiental”.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre machucado?
Segundo o Instituto Butantan, após se deparar com um animal silvestre machucado, é importante ligar para Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o Corpo de Bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde.
“Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos - tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. Os órgãos responsáveis vão decidir se devem fazer a soltura em um local apropriado.”
Publicidade
Ainda conforme o Butantan, “não é recomendável tentar capturar o bicho, já que isso pode provocar acidentes por envenenamento, por exemplo. Vale ressaltar que é obrigatório ter autorização para capturar e transportar animais silvestres. Por isso, a conduta adequada é sempre solicitar ajuda a um órgão público do município que trabalhe no controle de endemias."
COMENTÁRIOS