Português (Brasil)

Nova York está afundando

Nova York está afundando

A cidade está afundando um pouco todos os anos por conta do peso de seus edifícios.

Compartilhe este conteúdo:

 

da redação

Imagina saber que a sua cidade está afundando cerca de 2 milímetros ao ano.

Essa tem sido a rotina dos nova-iorquinos desde que um estudo divulgado na Earth's Future Journal concluiu que a cidade está afundando cerca de 2 milímetros ao ano por conta do peso de seus mais de 1 milhão de edifícios que pesam 1,7 trilhão de libras no total (765 milhões de toneladas).

A cidade que nunca dorme está mais vulnerável ao aumento do nível do mar por consequência das mudanças climáticas no planeta. A organização Sea Level Rise.org diz que os níveis da água ao redor de Nova York são 22,8 centímetros mais altos do que eram em 1950. O governo da cidade prevê que as águas circundantes subirão entre 20 centímetros e 76 centímetros até 2050 provocando constantes inundações.

“O objetivo do artigo é aumentar a conscientização de que cada arranha-céu adicional construído em ambientes costeiros, fluviais ou à beira do lago pode contribuir para o risco futuro de inundações”, diz o geólogo Tom Parsons, do Serviço Geológico dos EUA, que assina o artigo junto a pesquisadores da Universidade de Rhode Island.

Os furacões de 2012 (Sandy) e 2021 (Ida) mostraram a rapidez com que a cidade, em sua maioria pavimentada, pode ser inundada pela água.

Outras cidades do mundo também estão afundando.

Nova Yorque não é a única cidade no mundo a estar afundando. Jacarta, capital da Indonésia, tem partes da cidade afundando cerca de 11 centímetros ao ano devido à extração de água subterrânea. Estudiosos dizem que cerca de 25% da cidade pode estar debaixo d’água até 2050.

Em 2022 foi realizado um estudo com 99 cidades costeiras ao redor do mundo e na grande maioria das localidades, a terra está baixando mais rápido que o nível do mar.

Autor

Rafael Alves

Compartilhe este conteúdo: