Connect with us

Tecnologia

Portaria remota: o que é, como funciona e o quanto é segura

Publicado

em

Portaria remota: o que é, como funciona e o quanto é segura

 

A portaria remota oferece uma solução simples e tecnológica aos condomínios: substituir porteiros presenciais por empresas que fazem à distância o gerenciamento de entrada e saída de pessoas, por meio de câmeras 24h por dia, em uma central de monitoramento.

 

O que é a portaria remota?

Esse serviço oferecido por empresas de segurança se trata de um monitoramento eletrônico, com operadores treinados que fazem o monitoramento de imagens e áudios do condomínio em tempo real, como se estivessem na portaria.

 

A supervisão, além de ter acesso às imagens, abre e fecha os portões, seja para pedestres e automóveis, moradores ou visitantes, a qualquer hora do dia, garantindo mais segurança e tranquilidade, de forma inteligente e tecnológica.

 

Como a portaria remota funciona na prática?

Para pedestres que moram no condomínio, a portaria remota libera o portão com chaves de proximidade, acesso biométrico ou reconhecimento facial.

 

O acesso de veículos de moradores é liberado com um controle remoto ou com o carro posicionado em frente às câmeras de reconhecimento, que fazem a leitura das placas cadastradas e abrem o portão.

 

Visitantes que querem entrar nos locais acionam o interfone e falam com um operador da central, que faz o monitoramento via câmera de segurança e entra em contato com o morador por interfone ou celular, verificando se pode liberar ou não a entrada de pedestres.

 

Por fim, o acesso a prestadores de serviços e encomendas também é intermediado por um operador da central, com a vigilância via câmeras, enquanto aciona o síndico, zelador ou o morador do condomínio para seguir com o atendimento, para autorizar ou não a entrada.

 

Como a segurança é garantida na portaria remota?

O monitoramento 24h é o principal ponto que garante a segurança da portaria remota, mesmo que à distância. A proteção presencial do condomínio pode ser solicitada acionando a empresa em situações de pânico ou emergência. Nestes casos, uma equipe de apoio da empresa vai até o local e presta o serviço de segurança presencialmente.

 

Além do mais, por se tratar de um serviço que na maior parte do tempo é tecnológico, as empresas que oferecem a portaria remota garantem o total funcionamento do sistema até mesmo em casos de queda de energia, através de geradores e nobreaks, mantendo o funcionamento de todas as câmeras em qualquer situação.

 

A união de câmeras e operadores as vigiando 24h e equipes de apoio que se deslocam até o condomínio em casos de emergência evita as falhas humanas que podem ocorrer com apenas um porteiro fazendo toda a segurança do local, afinal, o serviço reforça a gestão condominial e trabalha com escalas de vigias sem que você precise se preocupar com essas contratações.

 

Vantagens da portaria remota

1) Toda segurança em um único sistema

Chaves de proximidade, acesso biométrico, reconhecimento facial, cadastro de placas de carros de moradores, registro de entrada e saída de visitantes e sistemas de câmeras salvos em uma nuvem, tudo em um só sistema, feito somente com uma empresa.

 

2) Segurança salva na nuvem

A portaria remota salva as gravações de entradas e saídas do condomínio em uma nuvem especial para seu patrimônio. Isso facilita o acesso de imagens antigas sempre que necessário, proporcionando mais agilidade a esse processo.

 

3) Monitoramento de entradas e saídas

O monitoramento automatizado da portaria cobre a entrada e saída de moradores, veículos, terceiros, visitantes e prestadores de serviços, permitindo que o acesso ao condomínio se torne mais rígido e seguro, evitando a entrada de suspeitos que podem colocar em risco a segurança do local.

 

4) Controle de acessos

A prestadora do serviço de portaria remota faz a fiscalização e identificação das entradas, mas ainda sim são os condôminos que se mantêm no poder de permitir a presença de pessoas que não moram no local. Além do mais, você como contratante pode definir suas regras específicas para liberação de entradas, como uma gestão de credenciais, concedendo diferentes permissões de acesso com controle de nível e anti-passback.

 

5) Redução de gastos

Empresas que oferecem o serviço de portaria remota garantem até 50% da redução de gastos com portaria adotando essa prática mais tecnológica. Entram na redução de gastos os valores com horas extras indevidas, redução de passivo trabalhista, que exige validação se o porteiro está apto a acessar os ambientes do contrato de trabalho e situações de afastamentos. Este valor economizado pode ser investido em outras áreas do condomínio, possibilitando a valorização do imóvel.

6) Equipes de apoio 24h

Como citado acima, as empresas de portaria remota oferecem qualquer serviço de portaria 24h, seja a solicitação de uma imagem, pedir suporte ou precisar de segurança presencial.

 

Desvantagens da portaria remota

1) Rejeição de condôminos

Por se tratar de um sistema completamente tecnológico, há a possibilidade de alguns condôminos rejeitarem a ideia, principalmente pela dificuldade em aceitar e se adaptar às novas engenharias.

 

2) Auxílio presencial aos mais velhos

Uma pessoa física pode fazer falta principalmente a pessoas idosas, que ao entrar no condomínio precisam de ajuda com sacolas e abertura do portão feita por um porteiro.

 

3) Informações sobre o condomínio

Os prestadores de serviços de portaria remota treinam seus operadores para prestar somente o serviço de portaria à distância com segurança, sendo assim, o operador que conversar com alguém que tenha dúvidas/interesses sobre o condomínio não saberá passar informações sobre o patrimônio.

 

4) Dificuldades com entregas

A agilidade de um porteiro físico em relação a entregas pode se perder com a portaria remota. Apesar dos operadores fazerem a ponte entre condôminos e prestadores de serviços/encomendas, esses profissionais trabalham com rapidez e podem não sentir satisfação em uma demora para entrega de produtos.

 

Valores da portaria remota

A implantação da portaria remota em condomínios varia entre R$ 20 mil a R$ 30 mil. É preciso verificar com cada empresa o que entra nestes custos, pois algumas cobram equipamentos a parte, outras já incluem no valor total. É recomendável que se verifique também os valores em caso de danificação dos equipamentos, reajustes anuais, aumentos do preço após um período de teste e afins.

 

 

Da Redação – por Elizabet Letielas

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados