Connect with us

Especialistas

Síndico, uma atividade que conquista cada dia mais respeito

Publicado

em

Síndico, uma atividade que conquista cada dia mais respeito

Meu caminho na sindicatura começou há cerca de uma década. Minha formação acadêmica é Fisioterapia e foi sem planejar que caí de vez nessa verdadeira missão, que hoje é o centro da minha vida profissional.

Foi ao assumir a gestão do condomínio onde vivia que entendi que o papel do bom síndico vai muito além da administração de um bem coletivo. Ele zela pela harmonia, pela segurança e o bem-estar de uma comunidade, protegendo os direitos de cada um ao seguir e se fazer cumprir as normas, leis e regras vigentes.

E para ser um bom síndico, não tem outra: é preciso atualizar-se! Apertar a tecla F5 – como digo – buscar conhecimento e cercar-se de boas assessorias. Afinal, somos uma espécie de clínico geral do condomínio e as diversas especificidades exigem também especialistas técnicos.

Aqui em Maceió, capital de Alagoas, onde resido, vejo esta atividade ganhando reconhecimento a cada dia. Diferentemente dos nossos vizinhos Sergipe e Pernambuco, Alagoas ainda está em processo de desenvolvimento da cultura condominial.

E como Síndico Profissional, empresário do ramo, Diretor Regional da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi) e uma apaixonado por este universo condominial, me orgulho em poder exercer um papel de fomentador deste segmento.

O ano de 2020, por exemplo, com o surgimento da pandemia, foi o ano onde mais conseguimos unir síndicos, síndicas, condôminos, colaboradores, empresas e prestadores de serviço. Afinal, o confinamento fez com que o espaço residencial se tornasse o centro da vida das pessoas: o local de estudo, de trabalho, de descanso…

Os condomínios precisaram de ajustes quanto à circulação, à limpeza, ao próprio convívio social. E o síndico passou a ter de zelar também pela saúde e preservação da vida dos moradores, ajudando o Poder Público e a sociedade a conter a propagação do vírus.

Foi aí que o trabalho dos síndicos ganhou mais visibilidade aqui em Alagoas. Passamos a ser mais ouvidos pela imprensa em diversas pautas, trocando conhecimento em lives, nos conectando ainda mais aos moradores através de assembleias virtuais e criando uma grande rede de contatos, que só nos dá cada vez mais frutos enquanto grupo.

Foi imbuído neste movimento que conseguimos realizar no mês de novembro o primeiro encontro corporativo de síndicos de Alagoas, o Ensíndicos, com grande adesão de gestores orgânicos e profissionais, presença de representantes da prefeitura municipal, presidentes de conselhos federais e empresários.

Já em dezembro, fomos convidados por representantes do Município e do Estado para uma audiência técnica sobre a nova Lei de limpeza das caixas de gordura, em um claro estreitamento e reconhecimento da importância do síndico para o bem da cidade.

Sem falar no aumento pela busca de Síndicos Profissionais, que vêm conquistando mais espaços nos condomínios residenciais de nossa querida cidade.

Respeito é o que nossa atividade tem conquistado a cada dia!

E este ano, tendo em vista a pandemia, planejamos continuar com uma agenda condominial propositiva assim que for possível, propiciando acesso a conhecimento técnico gratuito, com eventos que venham a aproximar síndicos de profissionais, serviços e empresas que facilitem a vida e a gestão condominial.

Será assim na 2ª edição do Ensíndicos, cujo tema Manutenção Condominial e a Rodada de Negócios Condominiais, a ser realizada em parceria a Confederação Nacional dos Síndicos, representada pelo amigo Sérgio Craveiro: Formação técnica e Networking contribuindo ainda mais para a qualificação e sucesso dos gestores condominiais.

A pandemia, mais uma vez nos obriga a redirecionar esforços, adiar alguns planos, mas nos dá também a certeza que essa união é sem volta. E só tende a crescer.

 

Thyago Correia

Profissão/Formação
Empresário e Síndico Profissional

Cidade / UF
Maceió/AL

@contatoredessociais, telefone e site

@thyagocorreia
(82) 99113-0106
thyagocorreiamcz@gmail.com

 

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
1 Comment

1 Comentário

  1. Pingback: Dia do síndico: “Qualquer pessoa pode ser síndico, mas o síndico não pode ser uma pessoa qualquer”. [Entrevista] - Síndiconline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados