Síndico, uma atividade que conquista cada dia mais respeito
Meu caminho na sindicatura começou há cerca de uma década. Minha formação acadêmica é Fisioterapia e foi sem planejar que caí de vez nessa verdadeira missão, que hoje é o centro da minha vida profissional.
Foi ao assumir a gestão do condomínio onde vivia que entendi que o papel do bom síndico vai muito além da administração de um bem coletivo. Ele zela pela harmonia, pela segurança e o bem-estar de uma comunidade, protegendo os direitos de cada um ao seguir e se fazer cumprir as normas, leis e regras vigentes.
E para ser um bom síndico, não tem outra: é preciso atualizar-se! Apertar a tecla F5 – como digo – buscar conhecimento e cercar-se de boas assessorias. Afinal, somos uma espécie de clínico geral do condomínio e as diversas especificidades exigem também especialistas técnicos.
Aqui em Maceió, capital de Alagoas, onde resido, vejo esta atividade ganhando reconhecimento a cada dia. Diferentemente dos nossos vizinhos Sergipe e Pernambuco, Alagoas ainda está em processo de desenvolvimento da cultura condominial.
E como Síndico Profissional, empresário do ramo, Diretor Regional da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi) e uma apaixonado por este universo condominial, me orgulho em poder exercer um papel de fomentador deste segmento.
O ano de 2020, por exemplo, com o surgimento da pandemia, foi o ano onde mais conseguimos unir síndicos, síndicas, condôminos, colaboradores, empresas e prestadores de serviço. Afinal, o confinamento fez com que o espaço residencial se tornasse o centro da vida das pessoas: o local de estudo, de trabalho, de descanso…
Os condomínios precisaram de ajustes quanto à circulação, à limpeza, ao próprio convívio social. E o síndico passou a ter de zelar também pela saúde e preservação da vida dos moradores, ajudando o Poder Público e a sociedade a conter a propagação do vírus.
Foi aí que o trabalho dos síndicos ganhou mais visibilidade aqui em Alagoas. Passamos a ser mais ouvidos pela imprensa em diversas pautas, trocando conhecimento em lives, nos conectando ainda mais aos moradores através de assembleias virtuais e criando uma grande rede de contatos, que só nos dá cada vez mais frutos enquanto grupo.
Foi imbuído neste movimento que conseguimos realizar no mês de novembro o primeiro encontro corporativo de síndicos de Alagoas, o Ensíndicos, com grande adesão de gestores orgânicos e profissionais, presença de representantes da prefeitura municipal, presidentes de conselhos federais e empresários.
Já em dezembro, fomos convidados por representantes do Município e do Estado para uma audiência técnica sobre a nova Lei de limpeza das caixas de gordura, em um claro estreitamento e reconhecimento da importância do síndico para o bem da cidade.
Sem falar no aumento pela busca de Síndicos Profissionais, que vêm conquistando mais espaços nos condomínios residenciais de nossa querida cidade.
Respeito é o que nossa atividade tem conquistado a cada dia!
E este ano, tendo em vista a pandemia, planejamos continuar com uma agenda condominial propositiva assim que for possível, propiciando acesso a conhecimento técnico gratuito, com eventos que venham a aproximar síndicos de profissionais, serviços e empresas que facilitem a vida e a gestão condominial.
Será assim na 2ª edição do Ensíndicos, cujo tema Manutenção Condominial e a Rodada de Negócios Condominiais, a ser realizada em parceria a Confederação Nacional dos Síndicos, representada pelo amigo Sérgio Craveiro: Formação técnica e Networking contribuindo ainda mais para a qualificação e sucesso dos gestores condominiais.
A pandemia, mais uma vez nos obriga a redirecionar esforços, adiar alguns planos, mas nos dá também a certeza que essa união é sem volta. E só tende a crescer.

Thyago Correia
Profissão/Formação
Empresário e Síndico Profissional
Cidade / UF
Maceió/AL
@contatoredessociais, telefone e site
@thyagocorreia
(82) 99113-0106
thyagocorreiamcz@gmail.com
Pingback: Dia do síndico: “Qualquer pessoa pode ser síndico, mas o síndico não pode ser uma pessoa qualquer”. [Entrevista] - Síndiconline