Connect with us

Especialistas

Síndicos de Campo Grande pedem prioridade na vacina contra a Covid-19. Representante da Associação de Síndicos do MS, explica

Publicado

em

Síndicos de Campo Grande pedem prioridade na vacina contra a Covid-19

Na semana passada (31/05), os síndicos de Campo Grande entraram com um pedido para serem prioridade na vacinação contra a Covid-19. No documento protocolado, a Associação de Síndicos do Estado do Mato Grosso do Sul incluiu gestores condominiais, síndicos, dirigentes de condomínios, presidentes de associações de moradores e de condomínios para receberem a vacina.

 

Altair Rodrigo da Cruz, secretário da Associação de Síndicos de Mato Grosso do Sul, explica que o documento protocolado aborda os riscos que os síndicos correm trabalhando durante a pandemia. “Atendemos moradores, colaboradores e prestadores de serviços. Eu, síndico profissional, por exemplo, atendo 9 condomínios em Campo Grande-MS, o que soma em torno de 5 mil moradores e acaba gerando um risco de contaminação.”

 

Confira na íntegra a entrevista com Rodrigo:

 

1) Rodrigo, pode nos falar mais sobre o pedido protocolado? Como surgiu a ideia, a motivação, etc?

R: A ideia surgiu após verificarmos que algumas categorias de colaboradores de condomínios, como zeladores, porteiros, limpeza e etc, foram contemplados com a vacina, porém o síndico não foi incluído. Contudo, temos contato direto com muitos moradores e colaboradores diariamente.

 

 

2) O que consta no pedido? Quais as alegações e argumentos apresentados?

R: O documento protocolado aborda o risco que nós, síndicos, corremos, pois atendemos moradores, colaboradores e prestadores de serviços. Eu, síndico profissional, por exemplo, atendo 9 condomínios em Campo Grande-MS, o que soma em torno de 5 mil moradores e acaba gerando um risco de contaminação.

 

3) Como a covid-19 tem impactado o trabalho dos síndicos?

R: Na pandemia, as demandas têm aumentado consideravelmente, visto que os moradores estão ficando mais em casa e trabalhando em sistema de home office, então temos muitos problemas de convivência, barulhos e até mesmo protocolos de cuidados que precisamos cobrar corriqueiramente dos moradores e mediar os conflitos. Portanto, está sendo um desafio para os síndicos.

 

4) Você acredita que a vacinação de síndicos e outros representantes condominiais pode diminuir casos entre moradores de condomínio?

 

R: Na verdade, infelizmente, sabemos que a vacina não impede a transmissão do vírus, apenas diminui as chances de evoluir para casos graves. Por isso, mesmo vacinados, precisamos continuar mantendo os cuidados. O pedido é para termos mais segurança para continuar prestando o nosso trabalho da melhor forma.

 

5) Ao longo da pandemia, foi possível que os síndicos trabalhassem em modalidade home office?

R: Tentamos diminuir e resolver as necessidades de maneira mais segura, se possível fazendo reuniões mais simples por vídeo. As audiências também estão sendo feitas de maneira remota, contudo, as demandas com os moradores quase sempre necessitam que seja presencialmente, o que só tem aumentado por conta dos conflitos de convivência. As assembleias também, para ter efeito legal, na nossa região acabam sendo feitas somente de maneira presencial.

 

6) Você acredita que irá acontecer uma terceira onda da Covid-19 em Campo Grande?

R: Infelizmente, acredito que possa ter sim. Aqui no nosso estado, Mato Grosso do Sul, estamos com os hospitais já no limite da capacidade. Por isso, esperamos ansiosamente para que a vacina chegue a todos o mais rápido possível, e só então poderemos continuar nossas vidas normalmente.

 

“Esperamos e confiamos que nossa demanda seja atendida, pois como dito anteriormente, algumas categorias de prestação de serviços a condomínios já foram contempladas, porém sem incluir o síndico.”, finaliza Rodrigo.

 

Altair Rodrigo da Cruz Borges Seidenfuss é secretário na Associação de Síndicos de Mato Grosso do Sul. Seu Instagram profissional é: @rodrigoborges.sindico

Portal de noticias, artigos e apoio para Síndico e Administradoras, bem como Cursos e Eventos no segmento condominial. Realizamos e facilitamos a interação entre Síndicos, Administradoras, profissionais do mercado condominial e Empresas do segmento. Colaboradores: - Elizabete Letielas - Rafael Alves

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Sindiconline . Todos os direitos reservados