Soluções para arquivamento de documentos do condomínio

Soluções para arquivamento de documentos do condomínio

Em termos legais, as funções do síndico envolvem prestar contas aos condôminos uma vez ao ano ou sempre que houver exigência, fazer o balanço anual, realizar o seguro da edificação e entre outras diversas atividades, que assim como as citadas, envolvem uma grande papelada. Neste artigo, separamos algumas soluções de arquivamento de documentos do condomínio.

A importância de arquivar documentos do condomínio

• Evita problemas com a justiça, como apresentação urgente de provas documentais;
  • Certos documentos podem ser provas diante de ações trabalhistas ou fiscalizações no condomínio;
  • Há documentos que são de grande valor para o histórico do patrimônio;
  • Documentos organizados ajudam e facilitam a tomada de decisões de futuros síndicos e administradoras;
  • Um síndico pode ser processado pelo condomínio caso condenado a pagar indenização para um funcionário se não tiver os documentos arquivados.

Como manter o arquivamento de documentos do condomínio?

O síndico não deve guardar os documentos em sua casa. Uma sala de acesso restrito no condomínio é a opção ideal, se tratando de um lugar com boa circulação de ar, que não chova, não tenha umidade e que seja possível manter sempre trancada, para o maior cuidado dos arquivamentos.

Para essa sala não virar uma bagunça de papelada, separe tudo em pastas e por categorias, facilitando o processo de identificação, por exemplo: pasta de pagamentos feitos, pasta de orçamentos, pasta de comprovantes financeiros, pasta de obrigações do condomínio e afins.

Por fim, mantenha um controle de acesso ao local, para garantir que não haja perda ou manipulação dos documentos. Então, restrinja quem tem acesso à chave do local, ao emprestar documentos aos condôminos, forneça sempre uma cópia e mantenha o original na sala e tenha um protocolo de empréstimo de informações de quem solicitou documentos.

Digitalização de documentos como opção

Caso a digitalização seja uma opção de arquivamento de documentos do condomínio, a conversão dos papéis físicos para o formato digital deve ser feita de maneira efetiva e tomando alguns cuidados.

Para maior segurança dos papéis digitalizados, atente-se a um bom backup, ter uma senha que controle os acessos e assegure-se de que os documentos arquivados no servidor ou na nuvem são criptografados.

Esse processo oferece alguns benefícios, como ser ecologicamente sustentável, diminuir custos como impressão e manter um local físico, entretanto, apenas alguns documentos podem ser digitalizados, sendo eles:

• Boletos;
  • Extratos bancários;
  • Comprovantes de pagamentos;
  • Boletos;
  • Recibos;
  • Notas fiscais;
  • Cupons fiscais;
  • Laudos técnicos;
  • Contratos;
  • Contas de água, luz, telefone e etc;
  • Relação de devedores;
  • Extratos bancários;

Documentos que devem ser guardados e seus períodos

Enquanto alguns documentos devem ser mantidos por dois anos, outros não devem ser descartados nunca. Fique por dentro da lista dos principais documentos e seus prazos de guarda:

• Apólice de seguro de vida – 5 anos após a vigência
  • Cartão de CNPJ – permanente
  • DARF IR – 7 anos
  • DARF PIS – 10 anos
  • DIRF – 7 anos
  • Exames médicos (Admissão, Demissão e Periódico) – 20 anos
  • GFIP – 35 anos
  • Folha de pagamento – 35 anos
  • Folha de ponto – 6 anos
  • Se o relógio de ponto for trocado, a guarda do antigo deve ser feita pelo mesmo período, 6 anos.
  • Formulário CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) – 10 anos
  • Guia de contribuição sindical – 7 anos
  • Guia de Previdência Social – 35 anos
  • Recibo de pagamento de funcionário – 10 anos